O perfil do profissional de comércio exterior - Comex
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Elaborar instrução de embarque de produtos no exterior, preparar o embarque de produto brasileiro para o exterior, providenciar espaço em navio ou avião para o embarque de mercadorias, emitir documentos de importação e de exportação, atuar junto aos órgãos controladores e anuentes do comércio exterior brasileiro, realizar a gestão dos processos de importação e de exportação e realizar a gestão do despacho aduaneiro são algumas das relevantes tarefas executadas pelos profissionais de comércio exterior ao longo de um dia de trabalho. Ainda há a coordenação da integração entre os diversos atores responsáveis por esses processos como despachante aduaneiro, terminal de carga, operador logístico, entre outros. Em meio a todos esses afazeres, há dias em que tudo está verde mas há dias em que tudo parece estar no vermelho. Navios e voos atrasados, falta de produto, demora na liberação do produto, sinistro com a carga, altos custos e etc. As decisões sofrem interferência de todos os lados e um ingrediente é essencial para e alcançar os objetivos das empresas: a redução de custos.

Num cenário como esse, as atividades das operações e importação e de exportação exigem muita atenção e profissionais bem qualificados. Afinal, comércio exterior não é impossível de se realizar, mas também não é para amadores. Aos que atuam ou aos que querem atuar nesse segmento promissor do mercado, algumas habilidades são necessárias:

1. Conhecimento de mercado;
2. Conhecimento da legislação;
3. Conhecimento sobre os documentos;
4. Entender de política e economia, mesmo que de maneira superficial;
5. Compreender o tratamento tributário aplicado ao comércio exterior;
6. Conhecimento sobre as possibilidades de benefício tributário aplicado ao comércio exterior.

Se juntarmos todas essas habilidades, o resumo da ópera poderia ser: o profissional necessita ter capacidade de gestão operacional, administrativa e financeira.

No universo do comércio exterior há processos de importação e exportação que são simples, mas há processos que são complexos. Dá para imaginar os cuidados para exportar um produto químico perigoso? Imensamente mais complexo que comercializar cadeira com outro país. E qual seria o peso de uma decisão errada para exportação mais complexa? As chances de lucro de uma exportação, por exemplo, podem se perder a medida em que os profissionais envolvidos não estão devidamente treinados e preparados para tomar as decisões que o processo requer. Por parte da empresa atuante no comércio exterior é parte do sucesso e do atingimento de seus objetivos realizar uma análise de seus recursos humanos.

Ter profissionais preparados para a tomada de decisões, adequando as decisões aos riscos de um processo de comércio exterior e avaliando as decisões ao longo do processo logístico, é uma das chaves que irá possibilitar ter o produto certo, na hora certa e no preço justo. Isso por si só já fortalece a importância do profissional bem preparado.

Se uma empresa espera ter sucesso no mercado global, com toda a concorrência existente, será necessário mais que produto com qualidade e preço. Será necessário encantar o cliente. E como encantar o cliente no outro país ou mesmo um fornecedor estrangeiro? Eu poderia aqui discorrer sobre pós venda, dar desconto ou flexibilizar a forma de pagamento para justificar essa pergunta. Mas nada disso adianta se o profissional que põe a mão na massa não estiver, de fato, preparado para responder a todas as demandas de clientes e fornecedores globais. Portanto, se bem preparado, o profissional de comércio exterior saberá absorver suas responsabilidades na operação, saberá negociar cada etapa do processo logístico de maneira a obter o melhor resultado para ambos os lados que negociam, saberá identificar novos negócios e possibilidades, gerará valor agregado e, com isso, certamente encantará. O profissional bem preparado saberá ainda transformar os dados em informações e melhor, saberá o que fazer com essas informações, algo que parece simples, mas é de grande dificuldade no dia a dia. Saberá planejar, diminuir riscos e gerar resultados. Fortalecerá parcerias internacionais estratégicas.

O foco eficiente dos negócios não está mais em um âmbito local mas também no âmbito global. O ambiente dos negócios de hoje é caracterizado pela dependência de interação e de estruturas complexas entre várias empresas e as empresas agradecem quando seus colaboradores tem habilidade para planejar e conhecem as regras do mercado internacional.

Prepare-se. O comércio exterior é um mundo de possibilidades de carreira.